- Área: 57 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Johan Dehlin
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Árvore foi desenvolvida em resposta à uma mãe de família ocupada, que depende de uma cadeira de rodas, também se encontra cada vez mais confinada num espaço individual.
Sua casa é composta por duas pequenas casas unidas, de tijolos típicos de 1830, parte das habitações sociais que foram construídas na década de 1970 (do programa GLC, no Reino Unido). Os espaços do piso térreo das duas casas estão em níveis diferentes e ambos meia altura acima do jardim dos fundos.
O jardim é acessado através de degraus de uma varanda sobre grossas colunas de concreto - o legado do anterior proprietário, um construtor. A partir daqui o nosso cliente poderia apreciar as videiras frondosas abaixo, com aberturas para a vizinhança.
O nosso programa consistia em encontrar uma maneira de conectar os espaços dos pisos térreos originais e fornecer uma nova suíte principal, também no térreo, com acesso direto ao jardim, embora mantendo a maravilhosa informalidade da casa existente. Queríamos que os requisitos de acessibilidade fossem o guia arquitetônico, tornando a casa melhor. Para este fim, centralizamos toda a casa em torno do jardim.
A Casa Árvore se estende para baixo ao redor das árvores e acomoda uma suíte generosa abaixo dos grandes eucaliptos. O dormitório está virado para um deck para o jardim, que olha para trás, para a casa onde as antigas colunas de concreto foram reutilizadas para apoiar uma nova varanda de madeira envidraçada. As rampas entre os dois espaços do piso térreo existentes conecta toda a casa. A cozinha existente, pessoas que se deslocam por toda a casa e até mesmo a rua são vistas a partir do dormitório.
A nova construção é reversível. Internamente é possível ver as vigas de madeira expostas. O piso de madeira compensada é todo pintado de branco para fornecer um pano de fundo levemente texturizado para as vistas emolduradas das árvores. Todos os espaços do piso térreo e do jardim são totalmente adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.
Nota: Este artigo foi originalmente publicado em 9 Junho, 2014